Alerta de ciclone: Inmet aciona nível máximo de risco de tempestades severas neste domingo (16)
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Defesa Civil Nacional emitiram um alerta de ciclone extratropical para os estados do Sul e Centro-Oeste entre domingo (16) e segunda-feira (17).
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?O alerta vermelho é de nível de grande perigo diante da previsão de tempestades severas nas regiões e ventos de até 80 km/h.
Segundo o alerta, há risco de chuva acima de 100 milímetros em 24 horas. Além disso, os efeitos do primeiro dos três ciclones extratropicais pode trazer rajadas de vento de até 80 km/h e queda de granizo em áreas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
A formação do sistema está prevista para ocorrer entre a noite de sábado (15) e a madrugada de domingo (16) na área que compreende Argentina, Paraguai, Uruguai e o extremo sul do Rio Grande do Sul.
A partir do desenvolvimento inicial, o ciclone deve avançar para o oceano, originar uma frente fria e impulsionar o deslocamento do mau tempo em direção às regiões Sul e Centro-Oeste, ampliando o risco de danos.
Sul e Centro-Oeste estão sob alerta de ciclone e tempo severo
O alerta de ciclone coloca o Oeste do Paraná e o Oeste de Santa Catarina entre as áreas com maior probabilidade de tempestades severas, conforme o mapa de risco divulgado pelos órgãos meteorológicos.
A Defesa Civil Nacional reforça que, com o avanço da frente fria, podem ocorrer eventos localizados capazes de provocar destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos, exigindo monitoramento contínuo da população.
Durante coletiva sobre o alerta de ciclone, na tarde desta sexta-feira (14), a meteorologista do Inmet, Márcia Seabra, destacou que o cenário para o fim de semana requer máxima atenção.
“Para esse final de semana, não estão descartados novos tornados”, afirmou. Ela reforçou que a previsão para esse tipo de fenômeno é extremamente limitada e não permite antecipação com vários dias de antecedência.
O alerta ganha peso adicional após os três tornados que atingiram o Paraná na última sexta-feira (7). O mais forte devastou grande parte de Rio Bonito do Iguaçu, deixando um rastro de prejuízos, moradias totalmente destruídas, além de mortos e feridos.
De acordo com o Departamento de Geografia da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), pelo menos três ciclones extratropicais devem atingir o Brasil até o fim de novembro.
ND MAIS