Câmara aprova criação da Central Municipal de Intérpretes de Libras em Concórdia

por: Aliança News

A Câmara de Vereadores de Concórdia aprovou nesta semana o projeto de autoria da vereadora Rutineia Rossi (PL) que institui a Central Municipal de Intérpretes de Libras, com o objetivo de garantir mais inclusão e acessibilidade à comunidade surda nos serviços públicos municipais.

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

A Central terá sede em Concórdia e será vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, podendo atuar em parceria com outras secretarias, entidades da sociedade civil e instituições de ensino.

Entre as atribuições, estão a disponibilização de intérpretes de Libras para atendimentos médicos, psicológicos, escolares, jurídicos e sociais; atendimento presencial ou remoto, inclusive em situações emergenciais; capacitação de servidores em noções básicas de Libras; além de oficinas e campanhas de sensibilização sobre acessibilidade comunicacional.

A lei também prevê a implantação gradativa da Central, que poderá iniciar com equipe reduzida e priorizar o atendimento remoto, por meio de um sistema digital a ser desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação do Município. “Nosso compromisso é garantir que a comunidade surda tenha seus direitos de comunicação respeitados, com acesso efetivo a serviços essenciais. É uma vitória para a inclusão em Concórdia”, destacou a vereadora Rutineia Rossi.