Câmara de Vereadores se posiciona contra fechamento do CMEI Dr. Zoé Silveira D’Ávila
A Câmara de Vereadores de Concórdia manifestou-se firmemente contrária ao anúncio de fechamento do CMEI Dr. Zoé Silveira D’Ávila, um dos centros municipais de educação infantil mais tradicionais da cidade.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?O presidente do Legislativo, vereador Closmar Zagonel, enfatizou que o Parlamento não aceita a desativação da unidade “em nenhuma hipótese”, ressaltando a importância da instituição para as famílias e para a comunidade local. Segundo ele, a decisão representa um retrocesso nos serviços de educação infantil, atingindo diretamente dezenas de famílias que dependem do atendimento oferecido pelo CMEI, muitas delas ligadas à comunidade de trabalhadores apoiados pela empresa parceira que mantinha a unidade.
Diante da polêmica, os vereadores intensificaram a mobilização para reverter a decisão. A Câmara, por meio da Comissão de Educação, protocolou um pedido formal para uma reunião com a direção da empresa responsável pela unidade em Concórdia, com o objetivo de dialogar sobre alternativas ao fechamento.
Além disso, o Legislativo está organizando um documento em conjunto com a Prefeitura Municipal, entidades representativas, associações empresariais e sindicatos, buscando ampliar a pressão e levar a discussão até a direção nacional da empresa e conselhos responsáveis pela decisão.
O presidente da Câmara também destacou que a parceria entre o município e a empresa para manter o CMEI em funcionamento já dura mais de 20 anos, atendendo especialmente crianças, inclusive filhas de funcionários da própria emp resa, e tem papel social relevante no município.
Para Zagonel, em vez de encerrar as atividades do CMEI, o caminho adequado seria investir na reforma e ampliação das instalações, ampliando vagas e fortalecendo o compromisso social da empresa com a comunidade local.