Cerca de 16% das declarações de IR já foram entregues, diz delegado em entrevista à Massa FM
A Receita Federal iniciou no dia 17 de março a recepção das declarações de Imposto de Renda (IR) de 2025, com o prazo final para entrega até o dia 30 de maio. De acordo com Marcelo Holstak, Auditor-Fiscal e Delegado-Adjunto da Delegacia da Receita Federal de Joaçaba, que também atende o município de Concórdia, o número de declarações enviadas até o momento tem apresentado um bom ritmo. "Até o final da tarde de ontem, foram recebidas cerca de 7.546.000 declarações em todo o Brasil, o que representa aproximadamente 16% do total esperado pela Receita Federal, que são 46 milhões de documentos", explicou Holstak.
A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:No estado de Santa Catarina, foram registradas até ontem 352.290 declarações enviadas, o que corresponde a 15% da expectativa para o estado. O delegado fez um alerta aos contribuintes para que antecipem o envio da declaração, a fim de evitar transtornos nos últimos dias do prazo. "É importante que o contribuinte reúna sua documentação o quanto antes e envie a declaração assim que estiver pronta. A entrega antecipada evita problemas com congestionamento de sistemas e possíveis dificuldades de entrega no prazo final", afirmou.
Uma das novidades deste ano, conforme o Auditor-Fiscal, é a opção pela Declaração Pré-preenchida, disponível desde o dia 1º de abril. "A declaração pré-preenchida é uma ferramenta que facilita o processo, pois ela já importa automaticamente dados como salários e pagamentos de deduções diretamente do banco de dados da Receita Federal. No entanto, é fundamental que o contribuinte verifique a precisão dessas informações", destacou Holstak. Ele explicou que, mesmo com a importação automática de dados, é responsabilidade do contribuinte conferir se tudo está correto e, caso necessário, fazer ajustes manualmente.
A Receita Federal estima que cerca de 57% das declarações este ano sejam enviadas utilizando a opção da declaração pré-preenchida, que promete agilizar o preenchimento e aumentar a precisão dos dados fornecidos. Holstak ainda ressaltou que, embora o serviço seja facilitado, o contribuinte deve estar atento a todas as informações inseridas para garantir que a declaração seja feita corretamente.
Com o prazo para entrega se encerrando no fim de maio, a orientação da Receita Federal é que os contribuintes façam a entrega o quanto antes, evitando aglomerações de última hora. Holstak reforçou que a Receita Federal está à disposição para esclarecer dúvidas, mas enfatizou que a organização antecipada das informações é a melhor forma de evitar problemas com a declaração do Imposto de Renda deste ano.