Chuvas, frio e geadas? Saiba como fica o tempo em SC com o fim do La Niña
O fim do La Niña foi oficialmente declarado pelas principais agências climáticas, incluindo a NOAA dos EUA, marcando a transição para uma fase neutra após três meses de atuação do fenômeno. Embora breve, o episódio 2024-2025 alterou significativamente os padrões de chuva, especialmente na América do Sul, onde seus efeitos são mais pronunciados.
A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:Caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do Pacífico Equatorial, o fenômeno perdeu força com a normalização das temperaturas na região Niño 3.4, crucial para sua definição. A mudança ocorreu devido à intensificação dos ventos alísios, que redistribuíram as massas de água quente e permitiram o ressurgimento de condições neutras.
De acordo com meteorologistas, Santa Catarina está passando pela influência da neutralidade com o fim do La Niña, que é uma característica que faz com que o oceano não fique nem frio e nem aquecido, favorecendo um clima mais definido na região sul do Brasil e em Santa Catarina.
O estado vai prosseguir com chuvas dentro da normalidade em abril. A princípio, na maior parte das cidades, a primeira quinzena será mais chuvosa e a segunda quinzena um pouco mais seca, mas sem falta de chuva.
Na sequência do mês de maio, a primeira quinzena será com mais chuva e a segunda quinzena com menos chuva, apontam os meterologistas. Pelo menos algum veranico pode ocorrer em maio.
Os meteorologistas preveem ainda que as primeiras massas de ar polar, com potencial para provocar geadas generalizadas no Estado, devem surgir em junho principalmente no setor Oeste, Meio-Oeste e Serra catarinense.