Ciclone extratropical deve provocar temporais em SC; veja a previsão completa

por: Aliança News

Os próximos dias serão marcados por uma grande mudança no tempo em Santa Catarina, com destaque para a formação de um ciclone extratropical que trará ventos fortes, chuva intensa e risco de temporais a partir desta sexta-feira (7).

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

Nesta quinta-feira (6), o tempo segue firme em grande parte do estado, com presença de sol entre nuvens. As temperaturas ficam baixas ao amanhecer — próximas de 5°C na Serra e entre 8°C e 14°C nas demais regiões — e sobem durante a tarde, chegando aos 29°C no Oeste. O vento sul ainda sopra com rajadas entre 40 e 60 km/h e o mar permanece agitado, com risco moderado a alto para ressaca.

A situação muda na sexta-feira (7), quando a intensificação de uma área de baixa pressão dará origem a uma frente fria intensa e ao ciclone extratropical. O fenômeno deve provocar temporais com raios, granizo, chuva forte e ventos que podem ultrapassar 80 km/h, especialmente entre o Grande Oeste e o Norte do estado. O risco é alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, quedas de árvores, alagamentos e danos na rede elétrica.

No sábado (8), o ciclone se desloca para o alto mar, mas ainda influencia o tempo em SC. O dia deve ser de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas, principalmente entre o Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Os ventos continuam intensos, com rajadas entre 70 e 100 km/h nas áreas serranas e costeiras. O mar ficará muito agitado, com ondas de 3 a 4 metros e risco elevado de ressaca e danos costeiros.

Entre o domingo (9) e a segunda-feira (10), o tempo volta a ficar firme, com o avanço de uma massa de ar seco. Apenas o Litoral ainda pode ter chuvas fracas e passageiras. As temperaturas diminuem, especialmente nas madrugadas, com mínimas entre 5°C e 10°C na Serra e de 10°C a 15°C nas demais regiões.