Com crescimento lento, Concórdia passa dos 100 casos de dengue

por: Aliança News

Concórdia ultrapassou a marca de 100 casos confirmados de dengue em 2024. Os dados mais recentes, divulgados pela Vigilância Epidemiológica do município nesta quarta-feira, dia 7 de maio, indicam que já são 109 pessoas infectadas pela doença neste ano.

 A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:

Mesmo com o avanço nos números, a situação é considerada estável pelas autoridades de saúde. Isso porque, no mesmo período do ano passado, Concórdia enfrentava um cenário muito mais preocupante, com mais de 1.500 casos confirmados. A redução é significativa e reflete o impacto das ações de prevenção e do engajamento da população.

Até esta quarta-feira, o município registrava também 23 casos suspeitos de dengue. São pessoas que apresentaram sintomas e foram submetidas a exames, aguardando a análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Além disso, 20 pacientes estão em viremia ativa, ou seja, ainda podem transmitir o vírus caso sejam picados pelo mosquito Aedes aegypti.

O bairro Frei Lency segue sendo o mais afetado pela dengue neste ano, com 29 casos confirmados. Na sequência aparecem a Vila Jacob Biezus, com 22, e o Loteamento Bussolaro, com 17 casos. Já entre os casos suspeitos, os bairros com maior incidência neste momento são Estados, Petrópolis, Imigrantes e Nova Brasília.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), Concórdia já identificou 265 focos do mosquito transmissor desde o início do ano, sendo sete somente no mês de maio.

Já quanto aos casos de chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a situação está estagnada. De acordo com os dados da vigilância, são dez casos da doença até o momento. 

A Secretaria de Saúde reforça o pedido de colaboração da comunidade para seguir eliminando locais com água parada, principal ambiente de reprodução do mosquito. O combate à dengue é coletivo e a prevenção continua sendo a melhor forma de evitar o avanço da doença no município.