Comissão de Saúde debate ações de enfrentamento às drogas em Concórdia
Na tarde desta terça-feira (15), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Concórdia realizou uma importante reunião para discutir políticas públicas voltadas ao enfrentamento das drogas no município. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão, vereador Evandro Pegoraro (PT), e contou com a participação das vereadoras Rutineia Rossi (PL) e Fernanda Dilda (PL), também de Edevandro da Rocha (PSD), além de representantes da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Educação, Assistência Social e das áreas de Saúde e Educação do Estado.
A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:Durante a reunião, os participantes avaliaram o atual cenário do uso de drogas em Concórdia e definiram encaminhamentos com foco na prevenção, acolhimento e inclusão social. Segundo o vereador Evandro Pegoraro, o encontro foi produtivo e marcou o início de uma mobilização conjunta entre diferentes setores da sociedade.
“Discutimos alternativas, ações e tudo o que já vem sendo desenvolvido em Concórdia. Um dos encaminhamentos foi a reativação do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), que terá papel fundamental na formulação e articulação de políticas públicas de prevenção e combate ao uso de drogas. Também reforçamos a importância de fortalecer ações de inclusão, especialmente para nossos jovens, com atividades no contraturno escolar, como oficinas de cultura e práticas esportivas.”
Pegoraro também destacou a relevância de apoiar iniciativas já em andamento: “O Proerd, desenvolvido nas escolas, tem resultados efetivos. Assim como as palestras e ações promovidas pela área da saúde. Tudo isso precisa ser fortalecido. Além disso, tratamos da situação das pessoas em situação de rua, que muitas vezes enfrentam problemas agravados pelo uso de drogas. Vamos reativar o Comitê Municipal para Acolhimento dessas pessoas, buscando alternativas de tratamento, reinserção e acesso a oportunidades.”
A Comissão de Saúde reforça que seguirá acompanhando de perto o andamento dessas ações, reafirmando o compromisso com a promoção da saúde pública, da cidadania e da construção de um ambiente mais seguro e saudável para todos.
Encaminhamentos definidos:- Reativação do Comad (Conselho Municipal Antidrogas): para unificar e coordenar políticas de prevenção e combate às drogas.
- Fortalecimento das políticas de inclusão social: ampliação de atividades esportivas e culturais, principalmente no contraturno escolar.
- Apoio às ações já existentes: como o Proerd e programas de saúde e assistência.
- Reativação do Comitê de Acolhimento às Pessoas em Situação de Rua: com foco em alternativas de renda, moradia e tratamento.
Fonte: Assessoria de comunicação