Concórdia amanhece, novamente, com temperaturas negativas, informa Defesa Civil
O primeiro dia de julho começou gelado em Santa Catarina, e ao menos 10 cidades amanheceram com mínimas abaixo de 0ºC.A menor temperatura no estado foi registrada em Urupema, conhecida como a Capital Nacional do Frio, na Serra, onde os termômetros marcavam -5,17ºC às 6h. A sensação térmica chegou a -25ºC na cidade.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?As informações são da Epagri/Ciram, responsável pela observação meteorológica no estado. Em São Joaquim, onde o centro da cidade amanheceu congelado, a mínima chegou a -4,68ºC.
No entanto, conforme dados da Defesa Civil de Santa Catarina, Concórdia é um município que se destacou em termos de baixas temperaturas. Segundo o órgão estadual, o município chegou a -0,2ºC no amanhecer desta terça-feira. Na região, outras cidades também negativaram, como Campos Novos, caçador, Xanxerê, Zortéa, entre outras.
Veja as menores temperaturas do estado (atualizado às 6h) - dados da Epagri Ciram:
- Anchieta - 1,18ºC
- Água Doce: - 2,27ºC
- Tangará: - 1,16 ºC
- Campo Belo do Sul: -2,1ºC
- Lages: -1,2ºC
- Painel: -3,44ºC
- Palmeira: -1,16ºC
- Bocaina do Sul: -1,9ºC
- Rio Rufino: -1,32ºC
- São Joaquim: -4,68ºC
- Urupema: - 5,17ºC
- Urubici: -4,36ºC
- Criciúma: - 0,65ºC
Segundo a Defesa Civil, os primeiros dias de julho serão marcados por uma nova onda de frio em Santa Catarina. Conforme o órgão, a terça será o dia mais gelado desta onda de frio. Também há chance de congelamento de pistas nas áreas mais altas da Serra.
O que esperar do inverno de 2025O inverno deste ano, que segue até 22 de setembro, será marcado por frequência e intensidade maiores das massas de ar frio de origem polar em comparação com o outono.
A estação também traz o aumento da força e da duração dos ventos sul, potencializando sensação de frio. Outro destaque do período são os ciclones extratropicais, mais comuns e intensos nesta época. Eles favorecem a formação de ondas boas para o surfe, mas também geram ressacas e riscos à navegação.
Com informações do G1