Concórdia não registra novos casos de dengue há quase três meses

por: Aliança News

Concórdia vive um ano de estabilidade em se tratando de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com dados disponibilizados pela vigilância epidemiológica de Concórdia, o município soma em onze meses somente 140 pacientes infectados com a doença.

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

De acordo com levantamento feito pelo jornalismo da Massa FM, esta quantidade de pacientes contaminados neste ano representa uma queda considerável em comparação com 2024. No ano passado, no mesmo período, eram cerca de 2.400 infectados, ou seja, uma redução de cerca de 94% nos pacientes.

Ainda segundo os dados disponibilizados ao jornalismo da Massa, o último caso confirmado da doença neste ano foi no dia 22 de agosto. Isto quer dizer que Concórdia não tem paciente infectado há quase três meses. Ao longo do ano, exames já descartaram mais de 560 casos no município, segundo a vigilância.

Atualmente, segundo a coordenadora do órgão de saúde do município, Eliani Mortari, há somente três casos suspeitos de dengue em Concórdia. São pacientes que apresentaram os sintomas e foram submetidos a exames e aguardam resultados. Os suspeitos são do Centro, Guilherme Reich e Santo Antônio.

No decorrer do ano, os locais que concentram o maior número de casos confirmados de dengue em Concórdia são o bairro Frei Lency, seguido pela Vila Jacob Biezus, Loteamento Bussolaro e bairro Petrópolis. Sobre focos, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE SC), em novembro foram encontrados 15 focos do mosquito transmissor. No ano, no total, são 356.

As autoridades de saúde reforçam o pedido para que a população mantenha a vigilância e elimine qualquer possibilidade de acúmulo de água parada nas residências, medida essencial para evitar a proliferação do mosquito transmissor.