Concórdia Saneamento revitaliza equipamentos para dar mais segurança a bombeamentos de água bruta

por: Aliança News

A Concórdia Saneamento concluiu mais uma etapa de um projeto de revitalização de equipamentos que fazem os bombeamentos de água bruta para as estações de tratamento. Na manhã desta terça-feira (29), a equipe de eletromecânica da companhia reinstalou uma bomba na estação elevatória e um motor na estação de captação de água bruta do Rio Jacutinga.

 A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:

“Todos os investimentos são extremamente elevados, de grande complexidade e precisam ser executados de uma forma muito sincronizada para evitar desabastecimento na região. A Concórdia Saneamento está fazendo todo esse trabalho preventivo para trazer mais segurança ao abastecimento da cidade no próximo verão”, explica o superintendente da concessionária, José Roberto Epstein.

A primeira atividade foi a reinstalação de uma bomba na estação intermediária, na Linha Canavese. O equipamento de 4,5 metros de extensão havia sofrido cisalhamento do eixo (quebrou-se em dois pedaços). O eixo da bomba foi retirado e desmontado e passou por revisão de todas as peças, substituindo as que apresentavam desgaste.

A manutenção foi orientada por um especialista de São Paulo que presta serviços para a GS Inima. A reposição da bomba, que pesa cerca de 4,5 toneladas, foi feita com apoio de um caminhão guindaste. Outra bomba da estação elevatória com sinais de depreciação também será reformada.

Na sequência, a equipe se deslocou recolocou o motor de 400cv na captação do Rio Jacutinga. O equipamento apresentava ruído alto e foi removido e receber manutenção, com troca de rolamentos. Havia o risco de ocorrer travamento dos rolamentos, podendo queimar o motor ou danificar o eixo da bomba.


Fonte: Assessoria de comunicação