Consórcio Lambari é destaque no principal prêmio ambiental de Santa Catarina

por: Aliança News

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Alto Uruguai Catarinense (LAMBARI) foi um dos nove vencedores do Prêmio Fritz Müller 2025, principal reconhecimento ambiental de Santa Catarina. A entidade, que reúne os 14 municípios da microrregião da AMAUC, foi premiada na categoria Educação Ambiental com o Programa Regional de Educação e Interpretação Ambiental do Alto Uruguai Catarinense.

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

A divulgação dos vencedores ocorreu na segunda-feira, dia 27. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), responsável pela premiação, 161 projetos foram inscritos nesta 25ª edição.

O programa desenvolvido pelo LAMBARI tem como objetivo proporcionar experiências transformadoras de educação e interpretação ambiental a alunos e professores do ensino fundamental dos municípios consorciados. A iniciativa busca fortalecer o vínculo com a natureza, o território e a cidadania socioambiental.

Entre as principais ações do programa está o projeto “A Criança e a Natureza”, realizado em Ipumirim e que completou 20 anos em 2025. A proposta incentiva a convivência com o meio ambiente, por meio de atividades práticas e projetos que valorizam a identidade ecológica e cultural do Alto Uruguai Catarinense.

O Prêmio Fritz Müller

Concedido pelo IMA, o Prêmio Fritz Müller é considerado o maior reconhecimento ambiental do estado. Criado em homenagem ao naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, o Fritz Müller, o prêmio valoriza instituições, empresas e iniciativas comprometidas com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Fritz Müller viveu em Santa Catarina por 45 anos e é reconhecido mundialmente como um dos pioneiros da ecologia, referência internacional por suas contribuições científicas e visão inovadora.