Criança morre após inalar desodorante em desafio da internet
Uma menina de apenas oito anos morreu após participar de um desafio das redes sociais, no Distrito Federal. Sarah Raissa Pereira de Castro inalou desodorante em aerossol, passou mal e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ela chegou a ser reanimada por uma hora no Hospital Regional de Ceilândia, mas teve a morte cerebral confirmada.
Segundo a Polícia Civil, a criança não tinha nenhum problema de saúde e estava sozinha quando inalou o produto. A suspeita é de que ela estivesse tentando cumprir o “desafio do desodorante”, que incentiva usuários a inalar o spray pelo maior tempo possível.
A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:A prática, além de perigosa, pode ser fatal, como ocorreu com Sarah.
Desafio do desodorante
O “desafio do desodorante” é mais um entre os chamados “jogos perigosos” da internet. A dinâmica tem sido disseminada nas redes sociais, principalmente entre crianças e adolescentes.
Desde 2019, essas práticas são classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como distúrbios de comportamento e estão listadas na Classificação Internacional de Doenças (CID).
Com a repercussão do caso, a 15ª Delegacia de Polícia abriu investigação para descobrir como Sarah teve acesso ao conteúdo.
O objetivo é identificar o responsável pela publicação que incentivou o desafio. Se condenado, o autor pode responder por homicídio duplamente qualificado — por uso de meio que causa perigo comum e por ter sido praticado contra menor de 14 anos. A pena pode chegar a 30 anos de prisão.
*Com informações do SBT News.