Dengue tem queda de 94% em Concórdia no primeiro semestre de 2025
A Vigilância Epidemiológica de Concórdia confirmou que o município registrou, até esta terça-feira, dia 1º de julho, 138 casos de dengue em 2025. O número representa uma expressiva redução de 94% em relação ao mesmo período do ano passado, quando Concórdia já acumulava 2.350 casos da doença no primeiro semestre.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?A queda acentuada é reforçada pelo ritmo lento de contaminação observado nas últimas semanas. Em um mês, foram apenas dez novos casos confirmados. No levantamento anterior realizado pelo jornalismo da Massa FM, no fim de maio, o município contabilizava 128 pacientes infectados.
Atualmente, há apenas um caso suspeito em investigação, um paciente com sintomas aguardando resultado dos exames enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). Também não há registros de casos em viremia ativa, ou seja, pessoas que ainda possam transmitir o vírus ao serem picadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Entre os locais com maior número de casos confirmados de dengue em Concórdia estão o bairro Frei Lency, com 30 pacientes infectados, seguido pela Vila Jacob Biezus (23), Loteamento Bussolaro (20) e bairro Petrópolis (18).
Além da dengue, a cidade também monitora os casos de Chikungunya, outra doença transmitida pelo Aedes aegypti. Com mais uma confirmação recente, Concórdia soma agora 11 casos positivos em 2025. O bairro Floresta e o Centro concentram o maior número de pacientes infectados com o vírus. Há ainda um caso suspeito em análise.
Já em relação ao Zika vírus, nenhuma confirmação foi registrada no município neste ano.
Conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), foram contabilizados até agora 292 focos do mosquito transmissor em Concórdia em 2025, sendo apenas quatro novos registros em junho.
No entanto, mesmo com a situação controlada, a Vigilância Epidemiológica reforça que os cuidados básicos devem continuar, como a eliminação de focos de água parada, a limpeza de calhas e quintais, além da atenção com recipientes que possam acumular água.