Erro em faturas da Celesc gera confusão e preocupa consumidores em Concórdia
Nos últimos dias, milhares de consumidores catarinenses ficaram preocupados ao receber duas faturas de energia elétrica da Celesc, levantando dúvidas e rumores de possíveis golpes. A concessionária explicou que esse cenário foi causado por um erro técnico no processamento das contas emitidas no dia 2 de janeiro, quando cerca de 109 mil faturas impressas em campo não tiveram a nota fiscal aprovada pela Secretaria da Fazenda, o que impediu o pagamento por código de barras ou boleto em muitos casos, deixando apenas a opção de Pix disponível.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?O Gerente Regional da unidade de Concórdia Adilson Dallagnol, explicou que o problema se dá a nível estadual; “Tivemos um problema em todo o estado durante a etapa de leitura, realizada no dia 2 de janeiro. Não foram todos os casos, mas em algumas situações a nota fiscal não foi aprovada pela Sefaz e, posteriormente, não seguiu corretamente para o registro do boleto. Com isso, algumas faturas precisaram ser reimpressas, mantendo o mesmo valor, porém com alteração no número da nota fiscal. Dessa forma, se o cliente encontrar duas faturas, apenas uma estará válida para pagamento pelo código de barras, enquanto a outra não será reconhecida, permitindo identificar qual é a fatura correta.”
Em nota, a Celesc reforçou que não se trata de golpe as faturas são legítimas e os valores não foram alterados; a reemissão ocorreu apenas para viabilizar o pagamento no formato tradicional. Clientes que já pagaram a fatura original não precisam se preocupar, e a concessionária orienta atenção ao verificar o beneficiário antes de efetuar qualquer pagamento. A empresa tem recomendado o uso de canais oficiais como o aplicativo, Agência Web ou o WhatsApp oficial para emitir segunda via e esclarecer dúvidas.
3 dicas para consumidores:
- 1. Sempre confira se o beneficiário informado no boleto é “Celesc Distribuição” antes de pagar qualquer fatura.
- 2. Utilize canais oficiais (aplicativo da Celesc, site Agência Web ou WhatsApp oficial) para emitir ou reemitir suas contas.
- 3. Em caso de dúvidas ou irregularidades, entre em contato diretamente com o suporte da Celesc ou procure órgãos de defesa do consumidor como o Procon.