GAECO deflagra operação para desarticular esquema de desvio em instituições de ensino em SC

por: Aliança News

Na manhã desta quinta-feira (15/01), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deflagrou a Operação Blind Eye para desarticular uma rede de “laranjas” envolvidos em uma fraude cibernética sofisticada. A ação foi realizada pelo CyberGAECO, em parceria com a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Chapecó, e cumpriu sete mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás e Rio Grande do Sul.

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

A investigação apura o desvio de mais de R$ 330 mil de uma instituição de ensino superior sediada em Santa Catarina, por meio de um esquema que utilizava colaboradores para receber e dispersar valores ilícitos em diversas contas bancárias.

Segundo os investigadores, o golpe foi viabilizado por meio de malware bancário de alto nível, que capturou credenciais de acesso de uma funcionária da instituição alvo e permitiu transferências via PIX, TED e pagamento de boletos em questão de segundos.

Para dificultar o rastreamento dos recursos, os criminosos utilizaram infraestrutura internacional, incluindo VPNs com servidores no exterior, e uma estratégia de pulverização financeira — dividindo o montante em várias contas controladas pelos “laranjas”.

As diligências também resultaram na quebra de sigilo telemático e bancário dos investigados, o que possibilitou mapear o destino dos valores desviados.