Governador Jorginho Mello anuncia nova escola cívico-militar em Concórdia
O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares segue em expansão e passa a contemplar também a EEB Walter Fontana, em Concórdia. O anúncio da nova unidade foi feito nesta terça-feira, 10, pelo governador Jorginho Mello, juntamente com a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta e do prefeito de Concórdia, Edilson Massocco.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?As escolas estaduais cívico-militares de Santa Catarina estão se destacando por promover melhorias significativas no comportamento e na convivência dos estudantes, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. O incentivo a valores como respeito, disciplina e ordem tem contribuído para elevar o desempenho acadêmico e fortalecer as relações interpessoais.
“Nós estamos reformando todas as escolas, no estado inteiro e estamos fazendo a primeira escola cívico-militar aqui em Concórdia, a pedido das lideranças daqui e da comunidade também que é simpática ao modelo de ensino. Porque a Escola Cívico-Militar ensina o respeito, a disciplina, a respeitar pai e mãe. Disciplina nunca foi coisa ruim. É coisa boa. Todo pai e toda mãe quer que seu filho seja corajoso, tenha liberdade, mas tenha disciplina”, disse o governador Jorginho Mello.
A ampliação do programa atende a pedidos da própria comunidade escolar, que tem manifestado grande interesse pela implementação do modelo. Entre os motivos apontados estão o fortalecimento de atitudes saudáveis, o incentivo ao respeito e à disciplina, além da criação de um ambiente mais seguro, acolhedor e propício à aprendizagem. A partir de 2026, serão 26 escolas cívico-militares em Santa Catarina.
“A escola cívico-militar não interfere no projeto pedagógico, mas ajuda muito, contribui muito na organização de todo o procedimento de projetos inovadores, que trazem valores humanos, que trabalham a disciplina nos nossos estudantes. Portanto, acredito que teremos aí uma escola inovadora também aqui em Concórdia, dentre as 26 que nós já temos implementadas em todo o nosso estado”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta.
Nas unidades cívico-militares, oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar atuam como Oficiais de Gestão e Monitores, apoiando a rotina escolar e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e contextualizados. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes, sem alterar a estrutura pedagógica das demais escolas estaduais.
“É uma importância muito grande, essa é a primeira que está sendo instalada em Concórdia, e eu não tenho dúvidas, serão muitas. Hoje as nossas escolas são bem cuidadas em Concordia, nós temos excelentes escolas, mas a escola cívico-militar nos traz algo a mais, oferece algo a mais do que tem hoje. Traz disciplina e aprendizado ao mesmo tempo”, comemorou o prefeito de Concórdia, Edilson Massocco.
Fonte: Governo SC