Impedimento semiautomático será usado no Brasileirão a partir de 2026
A partir de 2026, o Campeonato Brasileiro contará com uma nova tecnologia na arbitragem: o impedimento semiautomático. O anúncio foi feito pela CBF na última segunda-feira(10), durante reunião do Grupo de Trabalho de Arbitragem. O sistema será utilizado já na primeira rodada da competição, marcada para o dia 28 de janeiro.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?A ferramenta será fornecida pela Genius Sports, empresa responsável pelo mesmo recurso utilizado na Premier League. Representando a companhia, o ex-assistente da liga inglesa e atual diretor de arbitragem, Harry Lennard, apresentou o funcionamento do sistema e destacou que o objetivo é tornar as decisões mais rápidas e confiáveis.
A tecnologia funciona por meio de cerca de 30 câmeras, no caso brasileiro, serão utilizados aparelhos iPhone 16 Pro, que devem ser atualizados para o modelo 17 Pro, instalados ao redor do estádio. Os dispositivos captam as imagens em altíssima resolução (4K) e com 100 quadros por segundo, o que possibilita a criação de uma réplica digital da partida.
Com auxílio da inteligência artificial, o sistema acompanha milhares de pontos do corpo de cada jogador e o movimento da bola, identificando automaticamente o momento exato do passe e a posição dos atletas envolvidos em um possível impedimento.
De acordo com a Genius Sports, a decisão é gerada em pouco mais de um minuto. O tempo é semelhante ao que já ocorre na Premier League, onde o intervalo médio entre a comemoração de um gol e a retomada do jogo é de 66 segundos. Além das revisões durante as partidas, o recurso também servirá como ferramenta de treinamento para árbitros e assistentes.