Já separou as cobertas? Vai esfriar (e muito) nos próximos dias

por: Aliança News

Uma poderosa massa de ar polar que vem da Argentina promete congelar boa parte do Brasil a partir desta sexta-feira (8). Segundo o Climatempo, o sistema será responsável por provocar a quinta onda de frio do ano, que deve se estender até a próxima quarta-feira (13).

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

O ar gelado chega primeiro ao Rio Grande do Sul e, ao longo da noite, avança derrubando as temperaturas em Santa Catarina e Paraná. No fim de semana, a friagem atinge também o Sudeste, o Centro-Oeste e até parte da Região Norte, com Acre e Rondônia sentindo o impacto. Em várias áreas, as temperaturas ficarão pelo menos 5 °C abaixo da média.

Com um ciclone extratropical em alto-mar empurrando ventos úmidos para o continente, há chance de chuva congelada entre a Serra Catarinense e Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, especialmente na madrugada e manhã de sábado (9).

O risco de geada é alto em grande parte do Sul e no Mato Grosso do Sul, principalmente nas manhãs de sábado e domingo, com a onda de frio. No interior paulista, cidades como Piracicaba, Tatuí, Botucatu, Boituva e Serra Negra devem amanhecer com o fenômeno, assim como áreas da Serra da Mantiqueira e do extremo sul de Minas.

Segunda-feira gelada em quase todo o país

Ainda conforme o Climatempo, o início da próxima semana promete amanhecer com temperaturas mínimas em queda acentuada em quase todo o território nacional, inclusive em Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Mesmo com sol, o frio permanece durante a tarde. Em São Paulo, as mínimas ficam entre 8 °C e 9 °C de domingo a terça-feira, e as máximas não passam dos 20 °C — podendo chegar a apenas 16 °C. No Rio e em Vitória (ES), a previsão é de até 23 °C.

ND MAIS