Junho de 2025 foi o segundo mais frio da década em Concórdia, aponta levantamento
O mês de junho de 2025 registrou temperaturas e volumes de chuva bastante extremos em Concórdia. De acordo com dados da Embrapa Suínos e Aves, analisados pelo jornalismo da Massa FM, o período foi marcado pelo segundo menor índice de temperatura máxima da última década e, ao mesmo tempo, pelo maior volume de chuva para um mês de junho nos últimos dez anos.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?A temperatura máxima média do mês ficou em 18,5°C, a segunda menor desde 2016, quando foi registrado o recorde da década, com 18,1°C. A comparação com o mesmo mês do ano passado evidencia o quanto este inverno tem sido mais rigoroso: em junho de 2024, a média máxima foi de 23,4°C — diferença de quase 5°C. A média das máximas de todos os junhos da última década gira em torno de 20°C, o que coloca 2025 com um desvio negativo de 1,5°C em relação ao padrão do período.
Já a temperatura mínima média em junho deste ano foi de 9,1°C, a terceira mais baixa da série histórica analisada. Apenas os anos de 2016 (7,7°C) e 2024 (8,2°C) registraram mínimas menores. A menor temperatura do mês foi de -2,2°C, número que não era alcançado desde junho de 2016, quando os termômetros marcaram -2°C.
O mês ainda teve variações bruscas de temperatura. A máxima absoluta foi de 27°C, registrada no dia 17, em uma curta janela de aquecimento antes do retorno das massas de ar polar e das frentes frias que marcaram o restante do período.
No entanto, o frio intenso não foi o único destaque do mês. As chuvas também chamaram atenção e bateram recorde. Junho fechou com 438 milímetros de precipitação, o maior volume do mês nos últimos dez anos e o dobro da média histórica esperada para este período. A segunda quinzena foi particularmente chuvosa, com destaque para o dia 19 de junho, quando choveu 85 milímetros em apenas 24 horas, o maior acumulado diário do mês.