Março de 2025 foi o mais quente da história de Concórdia, aponta levantamento
O mês de março deste ano entrou para a história como o mais quente já registrado em Concórdia desde o início dos monitoramentos em 1987. O dado foi confirmado pelo levantamento feito pelo jornalismo da Massa FM, com base nas medições da estação agrometeorológica da Embrapa Suínos e Aves.
A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:A média das temperaturas máximas em março foi de 31,7°C, superando todos os registros anteriores dos últimos 38 anos. O valor chama ainda mais atenção ao ser comparado com os meses de janeiro e fevereiro, que tradicionalmente são os mais quentes do ano: em janeiro, a média foi de 31,8°C e, em fevereiro, de 33,6°C, mostrando que o calor se estendeu além do habitual.
Em relação à média dos meses de março da última década, que foi de 29,5°C, o março deste ano ficou mais de 2 graus acima. Na comparação com março de 2024, quando a média máxima foi de 29,7°C, a diferença também foi significativa.
Além das máximas elevadas, a média mínima em março foi de 19,1°C, a segunda maior em dez anos, perdendo apenas para o ano passado, quando ficou em 19,3°C. A média mínima da última década é de 18,5°C, o que mostra que, mesmo durante a madrugada, as temperaturas permaneceram acima do esperado.
A temperatura mais alta registrada em março foi de 35,5°C, valor típico dos meses de pico do verão. A mínima mais baixa ocorreu no dia 16 de março, com 12°C.
Quanto às chuvas, os números também surpreendem, mas pelo lado oposto. Foram registrados apenas 109 milímetros de precipitação no mês, enquanto a média histórica para março é de 154,8 mm. Com isso, março de 2025 se tornou o quarto mais seco dos últimos dez anos. Para efeito de comparação, em março do ano passado foram 177 mm de chuva.