Morre bezerra que nasceu com dois rostos em propriedade rural no Oeste de SC
A bezerra que nasceu com duas cabeças em Belmonte, no Oeste de Santa Catarina, morreu na noite de sexta-feira (26). A informação foi confirmada neste sábado (27) pelo professor Jackson Preuss. Segundo ele, o animal tinha uma condição congênita rara, conhecida como diprosopia.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?A bezerra nasceu na quinta-feira (25), em uma propriedade da região. Ao perceber a condição do animal, o dono do local entrou em contato com uma estudante de veterinária, que a levou até o centro de atendimento da Unoesc, em São Miguel do Oeste.
Um vídeo divulgado pela instituição chegou a mostrar a filhote sendo alimentada com uma mamadeira. Segundo Preuss, a malformação pode ser causada por um erro no desenvolvimento embrionário, quando ocorre uma duplicação parcial nas primeiras divisões do embrião.
A condição, segundo especialistas, pode estar associada a fatores genéticos, ambientais, toxinas, vírus ou deficiências nutricionais. Popularmente, a condição também é chamada de 'duas faces', e já foi registrada em outras espécies no estado nos últimos anos.
"Por ser um caso raro, não é algo que tem sucesso naturalmente dentro das espécies. Então, são extremamente raríssimos os casos de animais que conseguem permanecer com essa condição", explica o professor.
Fonte: G1 SC