Municípios da região intensificam racionamento de água

por: Aliança News

Os quatro municípios da Amauc que decretaram racionamento de água devido à falta de chuvas continuam sofrendo com o problema de abastecimento. Peritiba, que foi o primeiro, está passando por dificuldades desde novembro do ano passado, quando iniciaram os primeiros transportes de água para o interior.Conforme o secretário de Agricultura, Olmir Remussi, tiveram dias em que foram entregues 300 mil litros do produto para famílias rurais. Hoje, cerca de 30 propriedades ainda estão sendo abastecidas.

Seara também continua com o racionamento, que está em vigor há 50 dias. Há duas semanas, havia sido interrompido, mas teve que voltar a ser estabelecido, pois a chuva que ocorreu foi muito pouca. O decreto de situação de emergência, assinado em 30 de dezembro do ano passado, já foi prorrogado por duas vezes. De acordo com o secretário de Agricultura, Renato Tumelero, em média 15 propriedades estão sendo abastecidas com o auxílio da prefeitura no transporte de cargas d´água para o interior.

Em Jaborá a situação não é diferente. As últimas chuvas não foram o necessário para alterar o nível das águas. O secretário de Agricultura, Idenir Saretta, informou que aumentaram os pedidos de perfuração de poços no interior, o número já chega a 40. A prefeitura também empresta equipamentos como distribuidores de água para auxiliar os agricultores. O racionamento já dura 60 dias.

Em Presidente Castello Branco, o abastecimento de água é feito das seis horas da tarde às seis da manhã. De acordo com o prefeito, Ademir Miotto, dessa forma está se conseguindo manter o nível do poço. Para o interior continua a distribuição de água. Em torno de 30 propriedades estão sendo abastecidas com cerca de 130 mil litros de água por dia.