Para secretário da Agricultura de SC, ida de Lula a Moscou é a "cartada final" para reabertura do mercado russo
O secretário da Agricultura de Santa Catarina, Felipe Luz, diz que a ida do presidente Luis Inácio Lula da Silva a Rússia é a "cartada final" para a reabertura do mercado à carne suína do Estado. A afirmação foi feita ontem (11/7) durante contato com o jornalismo da ALIANÇA. Lula tem um encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no início da próxima semana.
Mas as expectativas não são as melhores. O fim do embargo pode estar mais distante do que imaginam os suinocultores e frigoríficos catarinenses. Conforme o secretário estadual pode durar mais 90 dias. No início desta semana, Felipe Luz esteve em Brasília conversando com o presidente. Ele pediu para que na viagem à Moscou, Lula reforce o aspecto sanitário do Estado, priorizando a abertura do mercado para Santa Catarina.
O que ocorre é que os russos estariam interessados em comprar suíno e bovino em um mesmo Estado, o que deixaria Santa Catarina, que não é produtora de gado, em desvantagem. O secretário Felipe Luz diz que todas as providências estão sendo tomadas para que isso não ocorra.