Planalto Sul catarinense registra neve na madrugada
A madrugada de hoje foi a mais fria do ano em Santa Catarina. Nevou em dois pontos de Urupema, no Planalto Sul catarinense, e o município de São Joaquim, no Planalto Serrano, registrou 3,5°C abaixo de zero. É a temperatura mais baixa até agora no Estado.
A madrugada desta quinta-feira deve ser ainda mais fria, informa a meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), Laura Rodrigues.
A queda nas temperaturas é provocada por uma massa de ar polar que atua no Sul do Brasil. Em Urupema, o escritório municipal da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) informou que a mínima registrada na cidade foi de 2,6° C negativos.
Não é possível afirmar o horário em que nevou na cidade (essa foi a primeira neve do ano no Estado). Há registros de neve no Morro das Torres, que tem 1,7 mil metros de altura, e num ponto mais abaixo, próximo da sede do escritório da Epagri.
- Deve ter nevado por volta das 5h. ãEURs 8h30min, ainda podíamos ver o branco da neve no topo das árvores - disse a secretária da Epagri, Mari Elsie Pagani Machado de Arruda, com a voz trêmula de frio.
Na metade da manhã, os termômetros da cidade registravam 1,1° C negativo, com sensação térmica de 13,9° C abaixo de zero. O sol apareceu no município, a velocidade do vento era fraca (cerca de 20 quilômetros por hora) e a umidade do ar, baixa.
- Mas a tendência é que a umidade do ar aumente e favoreça a formação de neve novamente - explica a meteorologista Laura Rodrigues.
Em geral, nas áreas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto catarinenses, as temperaturas ficaram entre zero e 2° C positivos. Em municípios como os de Lages, São Joaquim, Campos Novos e São Miguel do Oeste, houve registro de geada moderada. Em Florianópolis, a mínima foi 10,5° C.
No mar, a intensidade dos ventos fica em torno de 70 a 80 quilômetros por hora, hoje, provocando forte agitação marítima com risco de ressaca em todo o litoral catarinense.
No fim de semana, a massa de ar frio perde força, e as temperaturas voltam a subir gradativamente em todo o Estado. A agitação marítima diminui.