Plano Plurianual de Concórdia é aprovado em primeira votação, com 18 emendas

por: Aliança News

A Câmara de Vereadores de Concórdia aprovou nesta segunda-feira (15), em primeira votação, o Projeto de Lei nº 44/2025, que institui o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029. O texto recebeu 18 emendas, sendo uma modificativa e 17 aditivas, apresentadas por vereadores da base e da oposição.

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

A emenda modificativa, de autoria da líder do governo, Rutineia Rossi (PL), teve como principal objetivo conferir maior precisão jurídica e robustez à legislação orçamentária municipal, garantindo segurança no acompanhamento do planejamento estratégico.

Já as emendas aditivas vieram da oposição, em dois blocos distintos. O grupo formado por Edevandro da Rocha (PSD), Wagner Luís Bee (PSD) e Marcos Antônio Berta (PSDB) foi responsável por 11 propostas, que incluem iniciativas voltadas à habitação do trabalhador, locação social, agricultura familiar, construção de novo cemitério, centro de atenção ao autista e plano de contenção de cheias.

Outro conjunto de seis emendas foi apresentado pelos vereadores Ingrid Fiorentin (PT) e Evandro Pegoraro (PT). As propostas abrangem a criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), a ampliação do contraturno escolar, a implantação de um Centro Dia para Idosos, o credenciamento hospitalar em oncologia e a criação de um Centro de Especialidades em Saúde.

O presidente da Câmara, Closmar Zagonel (MDB), destacou que o PPA é o principal instrumento de planejamento de médio prazo do município, definindo metas e investimentos para os próximos quatro anos. “Esse grande projeto certamente vem de encontro às necessidades da comunidade, pois prevê obras e serviços em diversas áreas. É um avanço histórico para Concórdia”, afirmou.

O PPA segue agora para segunda votação, nesta terça-feira (16), antes de ser encaminhado para redação final e à sanção do Executivo.