Prefeitura quer ampliar novo método de alfabetização nas escolas de Concórdia
A Prefeitura de Concórdia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início à aplicação de um método inovador de alfabetização nas escolas da rede municipal, com foco em resultados mais rápidos e eficazes no processo de aprendizagem.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?Trata-se do método IntraAct, uma abordagem baseada na neurociência, desenvolvida na Alemanha há mais de 30 anos, originalmente voltada para crianças com dislexia, autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Nesta primeira fase de implementação, o projeto-piloto será adotado em oito escolas municipais, contemplando 17 turmas de 1º ano do ensino fundamental. A iniciativa vem acompanhada de formações específicas para gestores, professores e orientadores educacionais, que participaram recentemente de capacitações para conhecer e aplicar a nova metodologia.
De acordo com a secretária de Educação, Cássia Roncaglio Bortoli, em entrevista à Rádio Massa FM, a intenção da administração municipal é expandir a aplicação do IntraAct para outras unidades escolares. “Conforme os resultados que obtivermos com essa primeira etapa, vamos estudar a ampliação do projeto para mais escolas e alunos da nossa rede”, afirmou.
Embora tenha sido criado para atender estudantes com dificuldades de aprendizagem, o método tem se mostrado ainda mais eficaz quando aplicado em crianças sem essas condições específicas, promovendo avanços significativos no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.
A expectativa é que, com a aplicação do IntraAct, o município possa avançar nos índices de alfabetização e oferecer um ensino mais inclusivo desde os primeiros anos escolares.