Principal adversário de LHS denuncia Estado por suspender auditoria para reconhecimento de área livre de febre aftosa sem vacinação

por: Aliança News

O governo catarinense suspendeu a auditoria do Ministério da Agricultura no serviço de defesa sanitária animal para o reconhecimento internacional do Estado como área livre de febre aftosa sem vacinação por problemas de "apoio logístico". A vistoria estava programada para ocorrer entre 27 de março e 5 de abril deste ano. Mas a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina - Cidasc - alegou "problemas para viabilização de apoio logístico" para realizar a inspeção.

O cancelamento da auditoria foi denunciado ontem pelo Partido Progressista, principal adversário político do candidato à reeleição ao governo do Estado Luiz Henrique da Silveira - PMDB. De acordo com o vice da chapa encabeçada por Esperidião Amin, Hugo Biehl, "o governo do Estado precisa se justificar. O problema não pode estar na Cidasc, que é um órgão competente".

O governo do Estado e o candidato à reeleição Luiz Henrique da Silveira já estavam armados para rebater a denúncia do PP. A assessoria de comunicação classificou as informações progressistas de factóide. A a secretaria de Agricultura emitiu nota oficial para rebater as acusações. Segundo a nota, não houve cancelamento da auditoria e sim foi solicitado o adiamento da data. O motivo é para que pudessem ser concluídas melhorias já iniciadas no sistema de defesa. A secretaria de agricultura ainda não tem uma data para executar a auditoria.