Quase 15 toneladas de resíduos foram recolhidos em mutirão de limpeza em Concórdia

por: Aliança News

Mesmo com a coleta regular do lixo orgânico, reciclável e de volumosos em todo o município, a Secretaria de Meio Ambiente de Concórdia segue enfrentando um problema recorrente: depósitos irregulares de resíduos em pontos clandestinos da cidade. A prática, além de prejudicar a saúde pública, causa impactos ambientais e gera custos extras para o poder público.

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Corezzolla, nas últimas semanas foram realizados mutirões especiais para recolher materiais descartados de forma inadequada. “Esses resíduos estavam espalhados em vários locais, inclusive dentro de áreas verdes. No total, foram retiradas em torno de 10 toneladas de rejeitos e volumosos, como galhos, destinados a aterros específicos, além de outras 4 toneladas de resíduos orgânicos e recicláveis”, detalhou.

Corezzolla destacou ainda que esses mutirões, embora necessários, representam custos elevados para os cofres públicos. “Queremos reforçar o pedido de colaboração da população para evitar o descarte irregular. Essa prática polui o meio ambiente, compromete a saúde pública e obriga a Prefeitura a investir recursos significativos em limpezas extras. O nosso objetivo é que esses mutirões sejam cada vez menos frequentes, graças ao compromisso de cada cidadão”, reforçou.

A Secretaria lembra que os cronogramas de coleta estão disponíveis no site da Prefeitura e que as denúncias de descarte irregular podem ser feitas pelo WhatsApp (49) 3441-2169. “A questão do lixo é uma questão de saúde pública. Juntos, podemos manter nossa cidade limpa, sustentável e agradável para todos”, concluiu o secretário.