Secretária de Educação de Concórdia esclarece na Câmara sobre casos pontuais de violência (ouça)

por: Aliança News

A secretária de Educação de Concórdia, Cássia Roncaglio Bortoli, esteve na Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira (10) após convite da vereadora Ingrid Fiorentin (PT). O objetivo da convocação foi prestar esclarecimentos sobre a situação da educação no município, com destaque para supostos casos de violência envolvendo alunos da rede municipal.

 A MINHA RÁDIO É MASSA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS! SIGA:

Durante sua fala, Cássia abordou diretamente dois episódios pontuais ocorridos neste ano letivo. Um deles aconteceu em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), envolvendo crianças pequenas, ainda em fase inicial de desenvolvimento da comunicação. A secretária explicou que, nesse estágio, a interação entre os pequenos tende a ser mais física, o que pode incluir mordidas entre colegas.

Segundo ela, havia sim um profissional na sala, mas no momento da ocorrência ele estava atendendo outra necessidade, e a situação acabou escapando do controle. “Houve desdobramentos a partir desse episódio, alguns deles, infelizmente, não foram adequados”, afirmou.

O outro caso mencionado envolveu uma servidora de longa carreira na rede municipal. De acordo com Cássia, foi feito um recorte isolado da situação que levou a uma interpretação equivocada. “Parece que a professora foi culpada, cometeu um ato de agressão. Na verdade, ela estava organizando as crianças para esperar os familiares”, disse.

“Não podemos abrir mão da disciplina. Esse ato isolado não pode definir toda a vida funcional da servidora.” A secretária reforçou ainda a confiança e o respeito pelo trabalho dos profissionais da educação da rede municipal.

Ampliação de vagas

Além das questões comportamentais, Cássia aproveitou a presença no legislativo para atualizar os vereadores sobre a ampliação das vagas nos centros de educação infantil. Informou que as crianças atualmente atendidas no CMEI Acalanto serão realocadas para o CMEI Dr. Júlio César Ribeiro Neves. Também adiantou que novas vagas serão abertas em breve.

Uma das principais novidades será a transformação do antigo prédio do SESI, no bairro Itaíba, em um novo Centro Municipal de Educação Infantil. A estrutura irá abrigar as crianças atualmente atendidas no CMEI Amigo da Criança, do bairro Catarina Fontana, que segundo a secretária, possui uma estrutura bastante precária. Com a mudança, serão disponibilizadas cerca de 200 novas vagas.