Secretária de Educação esclarece fechamento do CMEI Zoé Silveira Dávila em Concórdia

por: Aliança News

Na tarde desta terça-feira (27), em seu gabinete, a secretária de Educação de Concórdia, Cássia Roncáglio, concedeu entrevista coletiva à imprensa para esclarecer os motivos que levaram ao fechamento do CMEI Zoé Silveira Dávila (BRF).

ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?

Ela iniciou destacando que há uma percepção equivocada de que a Administração Municipal não teria tratado o tema com a devida atenção. Segundo Cássia, ao identificar que o contrato de cessão de uso do espaço estava desatualizado, o município buscou o jurídico da empresa em São Paulo para regularizar a situação.

No entanto, ao definir a retomada do contrato, ficou evidenciada a necessidade de reformas estruturais, o que não poderia ser custeado pela Prefeitura por se tratar de concessão. Diante disso, a BRF orientou a retirada das crianças, decisão que contou com aval da Vigilância Sanitária devido à falta de segurança no local.

A secretária explicou ainda que as famílias foram realocadas conforme a rotina de cada uma e que a empresa ajustou os horários de colaboradores com filhos, já que o CMEI Zoé funcionava a partir das 4h30, diferente das creches municipais.

Cássia garantiu que não haverá falta de vagas e que a Secretaria já trabalha em um plano definitivo, que inclui a reforma de mais um andar do Centro Infantil no antigo Cnec e até a possibilidade de uma nova edificação em área central, ressaltando que o CMEI Zoé já não comportava a demanda.

Ao todo, eram atendidas 35 famílias de funcionários da agroindústria, além de outras da comunidade em geral. “Estamos concentrando esforços pensando adiante. Não há mais deliberação da secretaria com a empresa para reutilização. Lá não havia mais condições, tendo riscos claros para incidentes”, enfatizou.