Secretaria de Meio Ambiente destina cerca de 500 pneus para reciclagem por meio da Logística Reversa
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAE), por meio da Diretoria de Meio Ambiente, realizou nesta semana o encaminhamento de aproximadamente 500 pneus inservíveis para destinação ambientalmente adequada. A ação ocorreu através do Programa de Logística Reversa (PLD), desenvolvido em parceria com o Governo de Santa Catarina e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade e a gestão correta dos resíduos.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?Os pneus foram recolhidos durante ações de recebimento de resíduos e nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) disponibilizados à população. Todo o material será encaminhado para uma empresa licenciada e autorizada a realizar o reaproveitamento e tratamento desse tipo de resíduo, garantindo que os pneus tenham uma destinação segura e ambientalmente correta, evitando impactos negativos ao meio ambiente.
Além de promover o descarte adequado, a iniciativa tem papel fundamental na conscientização ambiental e na proteção da saúde pública. O descarte irregular de pneus em terrenos baldios, áreas verdes e margens de rios pode gerar sérios problemas ambientais e favorecer a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue.
Com ações como essa, o município avança na construção de uma cidade mais limpa, organizada, sustentável e preparada para os desafios do futuro.