Sistema inovador agiliza retomada da operação de captação de água no Rio Jacutinga após cheias
Uma solução técnica desenvolvida por colaboradores da Concórdia Saneamento está agilizando a retomada da operação de captação de água bruta no Rio Jacutinga em situações de interrupção do crivo, espécie de peneira utilizada na tubulação que fica imersa na água. Em épocas de cheias, detritos arrastados pelo rio acabavam entupindo o crivo, paralisando o bombeamento de água para tratamento e afetando a distribuição para os clientes. A inovação para limpeza do crivo reduziu drasticamente o tempo de parada na captação e, consequentemente, evita maior impacto no tratamento e distribuição de água.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?Antes da inovação, a limpeza do crivo dependia da disponibilidade do Corpo de Bombeiros e uma complexa logística, que podia acarretar até 14 horas de paralisação na captação de água do rio. Agora, com a implantação do novo sistema de descarga, esse tempo caiu para cerca de uma hora.
A ideia surgiu a partir da observação do supervisor de eletromecânica da Concórdia Saneamento, Rodrigo Sperandio, de que, mesmo com o crivo obstruído, a coluna de água permanecia na adutora localizada entre as estações de captação no Rio Jacutinga e a intermediária, que bombeia água para a Estação de Tratamento de Água (ETA).
O conceito desenvolvido por Sperandio foi aproveitar a pressão na tubulação e instalar uma válvula que permitisse a liberação direta da água acumulada para desobstruir o crivo. O trabalho de instalação dos equipamentos para o novo processo exigiu a contratação de uma equipe de mergulho profissional do Rio Grande do Sul.
O mergulhador contratado precisou cortar a adutora de água bruta, de 600 milímetros e submersa no Rio Jacutinga, para conectar outra tubulação, por onde a água da coluna é liberada para limpar o crivo. Com a inovação, a operação de desobstrução que antes dependia de mergulhadores e caminhões-pipa agora pode ser feita de forma simples e segura por um operador local. O sistema já foi testado com sucesso mais de 20 vezes, demonstrando eficiência e estabilidade.
Fonte: Concórdia Saneamento