Temporais devem atingir o Oeste de Santa Catarina nesta terça-feira (28)
A atuação de uma área de baixa pressão atmosférica deve provocar temporais entre a tarde e a noite desta terça-feira (28) em boa parte do Grande Oeste catarinense. A Defesa Civil alerta para risco moderado a alto de ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.
ATENÇÃO! QUER FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE CONCÓRDIA E REGIÃO EM TEMPO REAL?No Extremo Oeste e Oeste, os temporais devem ser mais intensos e abrangentes, com início ainda no começo da tarde. As tempestades podem vir acompanhadas de chuva volumosa em curto período de tempo, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Ao longo da noite, a tendência é que as instabilidades percam força, mas ainda podem ocorrer pancadas isoladas de chuva e trovoadas no Meio-Oeste e Planalto Sul.
Foto: Defesa Civil
Por conta do predomínio de nuvens, as temperaturas devem apresentar pouca variação nos próximos dias. Na maior parte das regiões catarinenses, as mínimas ficam próximas de 15°C e as máximas não passam muito dos 20°C. No Oeste, os termômetros podem ultrapassar os 20°C, enquanto nas áreas mais altas do estado, as mínimas podem se aproximar dos 10°C.
A tendência é de que o tempo comece a se estabilizar entre a tarde de quinta-feira (30) e sexta-feira (31), conforme o sistema de baixa pressão se desloca para o oceano. Mesmo assim, não se descarta a ocorrência de pancadas isoladas de chuva, provocadas pela combinação de calor e umidade.
A Defesa Civil orienta que, durante os temporais, a população busque abrigo em locais seguros, evitando permanecer próxima a árvores, placas, muros e postes de energia elétrica. Em caso de alagamentos, a recomendação é não atravessar ruas ou pontes submersas.