3 vezes acima da média: Novembro foi o mês mais chuvoso da história em Concórdia
Com intensa atuação do fenômeno El Niño, Concórdia nunca viu tanta chuva em um só mês como foi em novembro. O município registrou a maior precipitação pluviométrica de sua história no último mês, com incríveis 597 milímetros em apenas 30 dias. Os dados são da estação agrometeorologica da Embrapa Suínos e Aves.
Conforme levantamento feito pela reportagem da Aliança FM, este volume de chuva é o maior desde 1987, ano em que a Embrapa começou a disponibilizar os dados climatológicos de Concórdia, ou seja, em 36 anos. Antes disso, o mês mais chuvoso havia sido outubro deste ano, com 542mm, e anteriormente, outubro de 1997, com 533mm.
De acordo com os dados, em novembro, Concórdia teve chuva em 16 dias do mês. E somente no dia 16, foram 116 mm em 24 horas. Chovendo três vezes mais do que o esperado, a quantidade total de 597 milímetros é 200% maior do que a média para o mês, que é de 197mm. Sozinho, novembro choveu mais do que os cinco primeiros meses do ano.
Já em relação ao comportamento das temperaturas, também um diferencial. Enquanto o mundo todo registrou um aumento, novembro fechou ligeiramente abaixo da média esperada em Concórdia. Foram 27,5ºC de média máxima e 18,3ºC de média mínima.
Novembro deste ano só ficou atrás do mesmo mês do ano passado e de 2015, que foram mais frios. Historicamente, o mês de novembro fica acima dos 28ºC de média máxima, o que não aconteceu dessa vez. Mas já em comparação com outubro passado, o último mês subiu quase 3 graus.
E a previsão do tempo da Epagri Ciram indica que o mês de dezembro deverá ser de bastante calor, como já tem ocorrido. É esperado que as temperaturas subam acima da média para o período. Em relação às chuvas, a previsão prevê um dezembro mais chuvoso do que a média, mas já com volumes menores do que em novembro e outubro, que foram atípicos.