Ainda com resultado baixo, Concórdia apresenta 1º crescimento na frota veicular desde 2019
O número de novos emplacamentos veiculares registrados em Concórdia no ano de 2023 registrou um pequeno aumento, o primeiro depois de vários anos de queda, um cenário parecido com a situação nacional, apontando para um quadro de lenta recuperação. Até o fim do ano passado, o município registrava um total de 77.983 veículos emplacados.
De acordo com levantamento realizado pela reportagem da Aliança FM, com base nos dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran), no período de um ano, o aumento dos emplacamentos foi de 2.087 novos veículos registrados pelo órgão. Isso representa praticamente uma estabilidade em comparação com 2022, quando foram 2.049 emplacamentos.
Mesmo o aumento sendo tímido, é a primeira vez desde 2019 que Concórdia tem crescimento anual no número de veículos emplacados. Nos demais anos, muito impactado pela pandemia, o setor vinha registrando quedas nos novos emplacamentos. O ano de 2022 havia sido um dos piores da série histórica.
Separados por categorias, os grupos veiculares tiveram os seguintes números neste ano: Carros, camionetas, caminhonetes e utilitários fechou o período com 48.271 emplacamentos; Caminhões, micro-onibus e ônibus, 7.328; e motocicletas e motonetas, com 16.773? outros grupos não foram contabilizados neste cálculo em específico, mas podem ser vistos logo abaixo.
Na região do Alto Uruguai Catarinense, entre as 13 cidades que fazem parte do Ciretram de Concórdia, além de Concórdia, a cidade de Seara é a segunda maior em frota veicular, com 15.050 emplacamentos. Já o município com a menor quantidade de veículos é Paial, com 1.128 registros no Detran. No total, são mais de 130,6 mil veículos emplacados no Alto Uruguai.
Ainda de acordo com os dados do órgão, Concórdia aparece em 14º lugar no ranking das cidades com maior volume de emplacamentos em Santa Catarina, o que indica que há um percentual maior de veículos do que em outras cidades maiores do que Concórdia - em volume populacional, o município está em 18º lugar.
Este cenário local é parecido com o nacional. Embora ainda não haja pesquisas que retratem o resultado total do ano passado, projeções mensais apontavam que o Brasil estava registrando um leve crescimento em novos veículos na comparação com 2022.