Alto Uruguai já tem 240 casos prováveis de dengue; em Concórdia, são 112 confirmados
Os casos de dengue em Concórdia e região continuam aumento. A maior cidade do Alto Uruguai segue com um crescimento acelerado da doença, o que deixa a saúde em alerta para epidemia. Nesta quinta-feira, dia 21, foram confirmados 15 novos casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Com isso, agora o total de casos positivados desde o início do ano até esta quarta é de 112. A Vigilância não informa mais o perfil dos pacientes infectados. Mas os casos estão espalhados por mais de 30 localidades, entre bairros e comunidades do interior. Nações é o local com mais pacientes, sendo mais de 50 até agora - respondendo por mais de 50% do total.
Em relação aos casos prováveis - pessoas com sintomas da doença e submetidas ao teste -, o número segue estável em alta. Nesta quarta-feira, conforme as informações, eram 87 pessoas nesta condição. Além disso, o município tem três internações em decorrência da dengue - um paciente confirmado e dois suspeitos.
Na região, a situação também é de preocupação. São 128 casos confirmados em sete dos 13 municípios do Alto Uruguai Catarinense, conforme a Vigilância Epidemiológica da regional de Saúde. Seara tem nove casos, Irani, três, seguido de Ipira, Ipumirim, Itá e Piratuba, todos com um caso.
No total, conforme documento da vigilância, a regional tem 240 casos prováveis - que são os suspeitos e os confirmados. Além disso, na região há um caso confirmado de chikungunya. No nível de atenção, Concórdia piorou, onde aparece em laranja, segundo pior do ranking, atrás apenas de epidemia.