Alto Uruguai tem quase 350 pessoas diagnosticadas com HIV
Vírus que acomete cerca de 1 milhão de brasileiros, o HIV ainda é um problema que precisa de conscientização e discussão para evitar a disseminação e a desinformação. A maior parte das pessoas contaminadas têm carga indetectável do vírus, isto é, não são mais transmissoras.
Em Santa Catarina, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde, são cerca de 47 mil pessoas convivendo com o HIV. No Estado, neste ano, até novembro, 2.746 novos casos foram diagnosticados, abaixo da quantidade registrada no ano anterior.
Em Concórdia, não há dados específicos, mas a Unidade Sanitária do município revela alguns números regionais. No Alto Uruguai Catarinense, englobando 14 municípios, atualmente são 348 pessoas com HIV. Neste ano, até novembro, 23 casos foram confirmados, contra 27 em 2022.
A enfermeira responsável pela Unidade Sanitária de Concórdia, Mônica Pivoto, explica que uma das principais maneiras para evitar a contaminação é utilizando preservativos. Em entrevista à Aliança FM, Monica também lembra que a rede de saúde pública realiza testes gratuitos (ouça logo acima)
O Centro de Testagem e Aconselhamento de Concórdia, destinado aos casos de HIV, localizado na rua Osvaldo Zandavalli, é um local voltado a informar e auxiliar pessoas que precisam de apoio. Os interessados podem saber mais nas redes sociais acessando o instagram @CTAdeConcordia