Nuvem
Antigas

Área Azul de Concórdia: licitação não tem recursos e contrato deve ser assinado nesta semana

Data 01/02/2024 às 08:55
Expectativa é que dentro de alguns dias, estacionamento rotativo esteja funcionando.
Imagem
Foto: Prefeitura de Concórdia/Reprodução
Compartilhe: Whatsapp Facebook

A licitação que visa contratar uma empresa para controlar o estacionamento rotativo de Concórdia não teve recursos. Desta forma, a administração municipal já pode providenciar a assinatura do contrato com a vencedora, que é a Lapaza Empreendimentos, de Ibiporã-PR.

O prazo para que as demais participantes do certame pudessem contestar o resultado da licitação chegou ao fim nesta quarta-feira, dia 31, mas as nenhuma das outras quatro interessadas apresentou recursos. Assim, o resultado está validado.

O próximo passo é a assinatura do contrato com a empresa. Isso deve ocorrer ainda nesta semana, entre esta quinta-feira, dia 1º, e sexta-feira, dia 2. Antes disso, durante a semana, também ocorreu a fase de demonstração. E agora, são feitos alguns ajustes burocráticos no contrato.

Conforme as determinações do edital, a vencedora teria 60 dias para preparar o início da operação. No entanto, a Lapaza é a mesma empresa que controlou a Área Azul no formato emergencial. Então, a expectativa é que este prazo seja reduzido e dentro de poucos dias, o estacionamento rotativo possa retornar.

O valor ofertado pela empresa foi de aproximadamente R$ 6,2 milhões para explorar o serviço pelo período de 60 meses (cinco anos). Desde o dia 25 de janeiro, a Área Azul está suspensa em Concórdia por conta do fim do contrato emergencial.

Como será

Conforme consta no edital, a empresa contratada terá de fornecer estrutura para pontos de vendas (físicos ou por aplicativo), material de sinalização vertical, treinamento de usuários e agentes de trânsito. O funcionamento do estacionamento rotativo não deverá sofrer mudanças em relação à forma como é feito hoje, com o modelo emergencial. Ou seja, a Área Azul deve seguir sem monitores. Haverá apenas a contratação de equipamentos/parquímetros

Os valores pagos pelos motoristas para o estacionamento não devem sofrer alterações. Também não aumentará o número de vagas ou ruas com estacionamento rotativo. A fiscalização seguirá de forma digital. Hoje, um carro do trânsito passa pelas vias com câmeras que identificam as placas dos veículos. Dois novos veículos deverão ser adquiridos para auxiliar no processo.

O estacionamento rotativo com a antiga empresa deixou de operar em 1º de fevereiro deste ano, depois de cerca de três anos. A É Só Parar foi contratada em 2019. Um dos motivos para o rompimento do contrato foi a grande quantidade de notificações enviadas à controladora pela falta de monitores nas vias centrais.

Os créditos já inseridos no sistema de cobrança para o estacionamento rotativo poderão ser reaproveitados assim que a Área Azul retornar, sem prejuízos ao motorista.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp