ARIS notifica a Casan de Concórdia após fiscalização por falta de água
A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento - ARIS, órgão regulador e fiscalizador dos serviços de saneamento básico dos municípios catarinenses, esteve nesta quarta-feira, 20 de março, percorrendo diversos pontos de Concórdia para averiguar o serviço prestado pela Casan, e realizou uma notificação nesta quinta-feira, dia 21, à empresa.
A demanda partiu do Executivo Municipal, que enviou ofício à ARIS, solicitando a intervenção do órgão, após inúmeras reclamações dos moradores sobre a falta de água em diversos bairros de Concórdia. A situação não é novidade, mas vem se agravando nas últimas semanas. Entre as áreas mais críticas, destaca-se os bairros Vista Alegre, Arvoredo (Loteamento Vivan, Balsan), Jardim, Primavera, dentre outros.
Conforme o parecer emitido pela agência, a Casan terá de regularizar o abastecimento de forma imediata. A companhia também deverá informar, em 24 horas, um cronograma contendo os horários e bairros onde haverá intermitência até a normalização do abastecimento, divulgar em seus canais de comunicação e encaminhar à ARIS e a Prefeitura Municipal de Concórdia.
O parecer ainda dá 48 horas de prazo para a Casan apresentar um um plano de ação prevendo as medidas para a garantia da continuidade do abastecimento para os bairros afetados, informar os eventos que resultaram no desabastecimento e o motivo do histórico de desabastecimento no bairro Arvoredo.
Além dos problemas de falta de água, a Administração Municipal também enfrenta outros entraves com a estatal, como atrasos no pagamento de serviços que são de responsabilidade da Casan, mas que são realizados pela Prefeitura para agilizar o processo, caso dos consertos de calçadas e recuperação asfáltica. A morosidade na resposta das solicitações e no atendimento das ocorrências também é outra deficiência.