Nuvem
Antigas

Bicentenário da imigração alemã terá evento especial nesta quinta em Concórdia

Data 25/07/2024 às 06:00
A vinda dos alemães teve início com 39 imigrantes em São Leopoldo, no RS.
Imagem
Compartilhe: Whatsapp Facebook

A vinda de imigrantes da Alemanha para o Brasil está completando 200 anos e tem no dia 25 de julho a data oficial que celebra a marca. Por isso, a comunidade alemã de Concórdia realiza nesta quinta-feira um evento especial em alusão ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.

SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:

A programação faz parte do calendário festivo dos 90 anos de Concórdia e será realizada a partir das 18 horas na Rua Coberta e Calçadão. O evento contará com diversas atrações, que incluem apresentações culturais, desfile étnico, música alemã e ainda a venda de produtos típicos da cultura alemã.

O advogado Paulo Satkamp é um dos coordenadores da programação, e concedeu entrevista à Aliança FM. "É um dia muito importante, principalmente para o sul do Brasil. No primeiro momento os alemães, em 1824, e, 50 anos depois, os italianos. A imigração alemã está impregnada em todo o sul do Brasil e se espalhou para norte e nordeste".

"Para nós, é uma data importante e marcante. A gente acredita que todos os descendentes devem participar da programação, pois é uma forma de homenagear os alemães que, há 200 anos, deixaram a Alemanha e vieram para o Brasil", destacou ele.

Início

Atualmente com 217 mil habitantes e uma das 10 cidades mais populosas do Rio Grande do Sul, São Leopoldo foi a porta de entrada para os alemães. Pelo Rio dos Sinos, chegaram os primeiros 39 imigrantes, há 200 anos atrás, recrutados pelo major Georg Anton Von Schaeffer, enviado especial da Imperatriz Leopoldina, esposa de D. Pedro I. 

Na cidade, há um monumento que marca o local do desembarque, em 25 de julho de 1824 e até uma casa, que era sede de uma fazenda de produção de cordas para navios, onde os imigrantes ficaram até que receberam lotes cedidos pelo Império Brasileiro. 

A construção, tombada pelo Instituto de Patrimônio Artístico do Rio Grande do Sul, era até a última década apenas um museu e ponto turístico, mas está fechada desde que parte do prédio desabou. O museu guarda imagens, documentos e objetos. 

Às vésperas da celebração dos 200 anos da imigração alemã, o museu se mostrou resistente aos desafios da história, após passar pela maior enchente do Rio dos Sinos, em maio deste ano. Funcionários e voluntários trabalharam sem parar para reabri-lo para a celebração do bicentenário. 

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp