Nuvem
Antigas

Brasil tem bloqueio gradual do X neste sábado após determinação de Moraes

Data 31/08/2024 às 09:43
Estimativa aponta que a suspensão total ocorrerá quando mais de 20 mil provedores de internet cumprirem decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes
Imagem
Após determinação de Alexandre de Moraes, provedores de internet no Brasil começam a suspender o X, antigo Twitter (Foto: Divulgação)
Compartilhe: Whatsapp Facebook

O Brasil tem bloqueio gradual da rede social X (antigo Twitter) neste sábado (31) após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A medida se iniciou a partir da meia-noite, como expectativa de encerramento progressivo do serviço do X no país ao longo do dia, conforme as provedoras de internet cumpram a decisão.

SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:

Segundo informações do Metrópoles, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem até as 17h deste sábado (31) para comunicar mais de 20 mil operadoras de telecomunicações a sobre a suspensão do X, que foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes na tarde de sexta (30). Com isso, as operadoras de telecomunicações têm prazo de até cinco dias, após a notificação da Anatel, para o cumprimento da ordem de Moraes.

Bloqueio do X no Brasil

A determinação de Moraes para suspensão do X no Brasil ocorreu após uma sequência de impasses envolvendo a rede social e Elon Musk, sócio majoritário plataforma, que teriam descumprido ordens do ministro do STF. Ainda conforme o Metrópoles, o inquérito no qual foram tomadas as decisões de Moraes apura a atuação de uma organização criminosa que estaria dificultando ?procedimentos investigatórios contra milícias digitais e a tentativa de golpe de Estado?.

Linha do tempo das decisões sobre o X

Moraes ordenou que o X bloqueasse alguns perfis da rede social no prazo de duas horas em 7 de agosto. Os perfis seriam de pessoas que supostamente estariam disseminando desinformação e promovendo ataques à democracia. Como o X não cumpriu a medida, Moraes aplicou a multa diária de R$ 50 mil.

No dia 17, a Conta Global Government Affairs do X comunicou o encerramento das atividades da rede no Brasil. As empresas Google e Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, também foram notificadas e cumpriram a decisão. Musk foi notificado a indicar representante legal no Brasil, exigência da legislação brasileira para a operação de companhias de tecnologia no país, o que não foi cumprido.

No dia 18, foi determinado o bloqueio de contas da holding proprietária do X no Brasil.

No último sábado (24), Moraes emitiu ordem para o bloqueio das contas da empresa Starlink, que fornece energia, também uma das propriedades de Musk. Até aquele dia, a dívida do X com a Justiça brasileira chegava a R$ 18,35 milhões.

Nesta sexta (30), Moraes ordenou a suspensão do X no Brasil.

NSC Total

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp