Casan já transportou 1,5 milhão de litros de água do Lago de Itá para o Rio Suruvi
A Casan de Concórdia já transportou até esta segunda-feira, 13 de fevereiro, por volta das 16h30, 51 carretas de água bruta com capacidade de 30 mil litros cada uma para abastecer o Rio Suruvi e retomar a captação de água para abastecer a área urbana de Concórdia. Isso significa que já foram colocados no Suruvi 1,581 milhão de litros de água. O transporte começou na tarde de domingo com três carretas, mas foi ampliado para 10 caminhões ao longo dos dias.
A água bruta que está sendo captada no Lago da Usina de Itá, em Rancho Grande, é despejada de volta no rio Suruvi em um ponto localizado no bairro Guilherme Reich. Os 30 mil litros de água são descarregados em cerca de seis minutos. Tempo um pouco menor do que se leva para carregar o caminhão no lago, que é de quatro minutos.
O equipamento usado no local para captação da água pela Casan é o mesmo da BRF, sendo que as duas empresas pagam para o mesmo fornecedor. Com o aumento no número de carretas puxando a água é possível que mais um equipamento de captação seja instalado no lago.
Enquanto isso, no Rio Suruvi, equipes da Casan trabalham na limpeza do espaço no ponto de captação para aumentar a capacidade de armazenamento de água. A expectativa é retomar o abastecimento para toda a área urbana de Concórdia ainda nesta madrugada de terça-feira.
No entanto, os mais de 1,5 milhão de litros transportados para o Rio Suruvi no momento da publicação desta reportagem não serão suficientes, se a população não fizer a parte dela. No inverno, segundo informações apuradas, a Casan, em alguns momentos consegue manter toda a cidade abastecida apenas com a captação no Rio Jacutinga, que agora nesta estiagem, tem se mantido estável. Uma prova, para quem cuida diretamente da água que chega a torneira, que o desperdício está acontecendo.
A expectativa é que com uma boa chuva o Rio Suruvi volte a se estabilizar e o transporte de água seja suspenso. Como a nascente dele é na região da BR 153 a extensão até a captação é mais curta, o que significa que se seca rápido, também enche rápido.
Já a situação do Rio Jacutinga é um pouco mais tranquila, porque tem chovido na região da nascente, entre os municípios de Água Doce e Vargem Bonita. Uma situação que não se repetiu nos outros períodos de estiagem, quando o Jacutinga também sentiu os efeitos da falta de chuva.
A Casan pede para quem flagar pessoas lavando veículos, calçadas, asfalto ou desperdiçando água de qualquer maneira faça a denúncia para que a fiscalização possa agir. Os números para denunciar são 9 9905 9520 ou 3904 5900