Centro de Inovação Concórdia: startup Soffi One se destaca e busca investidores
Viabilizar a criação, incubação e o crescimento de novos negócios. Fomentar o desenvolvimento econômico da cidade. Esses são alguns dos objetivos do Centro de Inovação de Concórdia que está em operação desde 2019. O espaço, mantido pela Administração Municipal, dá suporte para empreendedores, profissionais e CEOs de startups.
Neste ano, uma das principais realizações do centro foi o lançamento do Programa Inova Concórdia, que irá mapear o ecossistema de inovação da cidade. Além disso, na mesma ocasião, em novembro, a Prefeitura de Concórdia concedeu direito de uso do espaço para 5 startups, que assinaram contrato para permanecer no Centro de Inovação pelo período de até 2 anos.
Na prática, outro ponto de destaque da estratégia é a parceria com a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), que roda o programa NASCER, que viabiliza o desenvolvimento das startups, da criação da ideia à validação do negócio.
Foi com o apoio do Centro de Inovação e do Nascer que a startup Soffi One ganhou vida. Com foco no desenvolvimento de cosméticos naturais, voltados para cuidar e curar a pele e a alma, a empresa tem três produtos com formulação exclusiva. Eles são hipoalergênicos, veganos e cruelty-free, livre de testes em animais.
Criada pela Alice Brito, mineira que lidou com problemas de pele após um acidente de trabalho, a Soffi One usa insumos naturais, como óleo de abacate, camomila, aloe vera, rosa branca, jabuticaba e óleo de semente de uva na composição dos produtos.
Realizado na Expo Concórdia, em setembro, no estande do Centro de Inovação, o lançamento da marca atraiu clientes interessadas em cuidar de si, com produtos inspirados nos elementos da natureza. Como conta Alice, CEO da Soffi One, ?a marca nasceu para curar a pele, mas ela ultrapassa barreiras e chega até a alma?.
Agora, o desafio da vez é buscar novos investidores, para ampliar o portfólio de produtos e manter a operação da startup sustentável. Na última semana, Alice apresentou o modelo de negócio da Soffi One para um potencial investidor. O encontro, realizado no Centro de Inovação, contou com a participação da vereadora Lenir Molossi Comin, representando o poder legislativo.
Além da Soffi One, o espaço mantido pela prefeitura incuba e apoia outras startups, com salas, apoio administrativo, consultoria, coworking, mentorias e eventos.
Para 2024, o ecossistema de inovação será mapeado e fomentado pela Prefeitura de Concórdia, em parceria com o Sebrae. O objetivo é ver as startups crescendo, contribuindo para a geração de empregos, de receita e o desenvolvimento econômico da cidade.
ASCOM