Com geada, SC tem a 1º temperatura negativa do ano
Santa Catarina registrou a primeira temperatura negativa de 2024 nesta quarta-feira (15). Em São Joaquim, na Serra, os termômetros marcaram -0,54ºC, por volta das 7h. A geada também foi observada no interior da cidade, na localidade conhecida como Vale do Caminhos da Neve.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
As informações constam no painel de monitoramento do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Epagri/Ciram) e foram confirmadas pelo meteorologista do órgão, Marcelo Martins. A instituição é responsável por acompanhar o tempo no estado.
As temperaturas caíram também na região de Concórdia. A capital do trabalho, por exemplo, anotou mínimas de 6ºC em vários pontos do município, mas não houve registro de geada até o momento. Cidades da região também tiveram amanhecer em torno dos 5ºC.
Em Urupema, também na Serra, até as 7h10 a menor temperatura era de -0,32ºC. Urubici, na mesma região, a mínima foi de 0,91ºC. No Oeste de Santa Catarina, os termômetros de Monte Carlo chegaram a 3,61ºC.
As baixas temperaturas acontecem por conta da influência de uma massa de ar seco e frio que passa pelo estado. Na quinta-feira (16), as mínimas devem aumentar, mas permanecem perto de 2ºC.
Previsão por dia
- Quinta-feira: começa com tempo estável, mas no decorrer da manhã a nebulosidade aumenta e a chuva retorna no estado. Frio diminui e as mínimas variam entre 11ºC e 15°C.
- Sexta-feira e sábado: instabilidade avança e atinge todas as regiões, favorecendo a ocorrência de chuva e temporais. Temperaturas seguem baixas ao longo do dia.
Recomendações
Temperaturas baixas:
- Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
- Procure se agasalhar e beber bastante água.
- Evite locais aglomerados.
- Mantenha a higiene das mãos.
Chuva intensa
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
- Fique atento à rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.
- Em caso de agitação marítima, deve-se evitar atividades de navegação, pesca e de esportes náuticos.