Com queda na procura, reclamações financeiras são as campeãs no Procon de Concórdia
Em 2023, caiu o número de pessoas que procuraram ajuda do Serviço de Proteção ao Consumidor ? Procon em Concórdia, aponta um levantamento realizado com base em dados disponibilizados pelo órgão local à reportagem da Aliança FM. Ao longo dos últimos 12 meses, foram 773 atendimentos realizados no Procon, contra 1.360 em 2022.
Conforme o levantamento, essa redução representa uma queda de 45% na procura pelos serviços do Procon. Deste total, conforme os dados do órgão, também caiu o número de atendimentos formalizados. No ano passado, foram 326 autos de infração, contra 516 em 2022.
Pelos dados levantados no serviço online do Procon, em 2023, assim como nos anos anteriores, o item Assuntos Financeiros, que engloba os bancos, foi o campeão de reclamações, com 67% de registros, um aumento em relação a 2022. Na sequência, aparece o item Produtos, seguido de Serviços provados, Telecomunicações, Serviços essenciais, Saúde, Alimentos e Habitação.
De acordo com o Chefe Interino do Procon de Concórdia, Murilo da Campo, foram realizadas 76 audiências, com aproximadamente 85% de acordos concretizados. Nove audiências foram agendas. Ainda de acordo com as informações do serviço nacional, 55% do público que procurou o órgão era mulheres e 45, homens.
Ainda segundo ele, as principais queixas são sobre descontos em benefícios previdenciários, por meio de empréstimos consignados, sendo estes em sua forma geral, como também por cartão de crédito, bem como de seguros descontados na conta-corrente dos consumidores. Ouça acima.
O Procon é o órgão de defesa ao consumidor, que presta atendimento de orientação e proteção ao público que consome produtos e serviços. Em Concórdia, ele está localizado na Rua Dr. Maruri, no prédio da Rodoviária Municipal, e atende, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. O telefone para contato é 3442-2423.