Concórdia é a 4ª cidade com a melhor qualidade de vida em SC; no país, está entre as 100 melhores
Um estudo inédito, divulgado nesta quarta-feira (3), revelou que o município de Luzerna, no Meio-Oeste catarinense, está entre as cidades com melhor desempenho em qualidade de vida do país. Concórdia aparece bem posicionada na lista.
SIGA A ALIANÇA FM NAS REDES SOCIAIS:
- CLIQUE AQUI PARA SEGUIR NO INSTAGRAM
- FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DE NOTÍCIAS NO WHATASAPP
- CURTA A PÁGINA DA RÁDIO NO FACEBOOK
Com cerca de 5.794 habitantes, Luzerna aparece na 12ª colocação do ranking, atrás dos municípios de Gavião Peixoto (SP), Brasília (DF), São Carlos (SP), Goiânia (GO), Nuporanga (SP), Indaiatuba (SP), Gabriel Monteiro (SP), Águas de São Pedro (SP), Jaguariúna (SP), Araraquara (SP) e Presidente Lucena (RS).
Depois de Luzerna, as cidades catarinenses que tiveram melhor desempenho no IPS (Índice de Progresso Social) foram: Florianópolis ? que inclusive figura no ranking como a quarta capital do Brasil em qualidade de vida -, Indaial, Concórdia, Rio do Sul, Blumenau, Balneário Camboriú, Porto Belo, Itapiranga e Cocal do Sul.
Além de aparecer em quarto lugar entre as cidades catarinenses com melhor qualidade de vida, em nível nacional Concórdia está entre as 100 melhores, conforme o IPS Brasil. O município aparece na posição 61, entre todas as cidades brasileiras avaliadas. A nota obtida foi de 68,48.
Conforme os detalhes do estudo, na avaliação geral, Concórdia é classificada com Relativamente Forte, a melhor dos quatro índices, e aparece a frente de municípios como Chapecó e Joaçaba. Já no ranking de PIB Per C capta, a capital do trabalho está na posição 777, com um valor de R$ 56.249,65.
A avaliação é baseada em três grandes indicadores, que são Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. No primeiro, Necessidades Humanas Básicas, Concórdia está classificada como relativamente neutra. Já nos outros dois, como relativamente forte.
Na outra ponta da tabela, ou seja, com os menores índices de IPS indicados pelo levantamento, estão: Entre Rios, Bocaina do Sul, Ipuaçu, São José do Cerrito, Novo Horizonte, Santa Terezinha, Barra Bonita, Galvão, Cerro Negro e Abelardo Luz.
O IPS Brasil avaliou dados oficiais de 5.700 municípios de todo o país. O estudo considera fatores como nutrição, saúde, moradia, saneamento, segurança pessoal, acesso à informação, meio ambiente, inclusão social, liberdade individual e acesso à educação superior.
O levantamento filtrou mais de 300 indicadores até chegar a 52, entre órgãos oficiais e de institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico. Os únicos dados inéditos foram os dois produzidos pelo Mapbiomas, sobre áreas verdes e disponibilidades de praças.