Concórdia está há quase seis meses sem casos de dengue
Com a confirmação de descarte do último caso suspeito de dengue em investigação em Concórdia, o município segue em uma condição considerada de estabilidade em relação à doença epidêmica. De acordo com dados da Unidade Sanitária de Concórdia, até agora, o município possui 516 pacientes positivados neste ano.
Esta quantidade é a a mesma desde o dia 4 de julho. Foi nesta data que município registrou o último caso oficial da doença. Ou seja, Concórdia não tem pacientes diagnosticados com dengue há cinco meses, em um dos maiores intervalos de tempo sem positivados dos últimos anos.
Recentemente, no meio deste período, houve uma confirmação de caso por laboratório de um paciente de Concórdia que poderia ter contraído a doença, porém, a suspeita foi descartada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis.
Em 2022, nesta época do ano, o município já contabilizava cerca de 5,1 mil pacientes infectados, dez vezes mais do que atualmente. No primeiro semestre deste ano, o número de casos foi maior, especialmente nos primeiros meses de 2023, começando a cair próximo ao meio do ano.
Ainda de acordo com as informações repassadas pela Unidade Sanitária à Aliança FM, Concórdia possui atualmente cerca de três casos suspeitos da doença ? são pessoas que apresentaram os sintomas e foram submetidas ao teste, aguardando o resultado.
Já em relação aos focos do mosquito Aedes aegypti, outro dado positivo: Concórdia tem 478 vetores do inseto, sendo 18 em dezembro até agora. No ano passado, nesta mesma época, eram aproximadamente 900 focos, isto é, quase o dobro da quantidade localizada neste ano em mesmo periodo de tempo.
Além disso, até agora, o município tem uma morte confirmada pela doença neste ano. Concórdia é uma cidade considerada infestada pelo mosquito transmissor e no ano passado viveu uma inédita epidemia de dengue. Em 2022, foram quase 5,2 mil contaminados e três óbitos pela doença