Concórdia irá receber mais onze médicos no programa Mais Médicos até março (ouça)
O município de Concórdia vive a expectativa de receber mais um grupo de médicos dentro do programa Mais Médicos, do governo federal. Pelo menos mais 11 profissionais deverão chegar a Concórdia até o mês de março, somando-se aos 17 que já estão atuando no município. As informações são da secretária de saúde de Concórdia, Leide Mara Bender.
Desta forma, o grupo vai totalizar 28 profissionais dentro do programa mantido pelo Ministério da Saúde, que visa auxiliar os municípios na atenção básica. A última convocação foi realizada no fim do ano passado, após edital ser liberado para adesão dos municípios. Concórdia solicitou o número máximo de profissionais.
Em entrevista à Aliança FM, a secretária de saúde ressaltou que o Mais Médicos é um projeto essencial para que as prefeituras possam dar sequência ao atendimento básico da população em seus postos de saúde.
Em Concórdia, há uma determinação do prefeito Rogério Pacheco para que todos os postos de saúde do município tenham pelo menos um profissional médico diariamente nas unidades para suprir a demanda. Ouça a entrevista acima.
A saúde é uma das áreas de maior investimento em Concórdia. A administração investiu 27,5% do orçamento neste setor. No ano passado, foi inaugurada a Estratégia da Saúde da Família do Jardim Europa e mais três postos serão construídos - nos bairros Nações, Cristal e Natureza.
No ano passado, conforme o governo federal, foram abertas cerca de 15 mil vagas para o programa. Os profissionais são contratados pelo Ministério da Saúde, que fica responsável pelo pagamento dos médicos, mas descontam este valor do teto municipal.