Nuvem
Antigas

Concórdia passa de 50 casos de dengue, preocupa Saúde e causa alerta (ouça)

Data 13/03/2024 às 09:00
Município tem mais de 60 casos prováveis da doença.
Imagem
Foto: Agência Brasil
Compartilhe: Whatsapp Facebook
Escute o áudio

A terça-feira, dia 12, foi de novos diagnósticos de dengue em Concórdia, situação que vem se agravando e causando mais preocupação na Saúde do município. Conforme a vigilância epidemiológica, foram confirmados seis novos casos da doença.

Conforme os dados repassados à reportagem da Aliança, neste grupo estão quatro mulheres e dois homens, com idades que variam de oito a 72 anos. Novamente, Nações é o bairro com mais registros, sendo quatro. Há ainda um caso em Linha Guarani e outro no bairro Floresta.

Com isso, Concórdia agora ultrapassa a marca de 50 casos da doença. São 51 pessoas confirmadas com dengue desde o início do ano. Além disso, neste momento o município contabiliza 62 casos prováveis - pessoas com sintomas, submetidas ao teste e aguardando o resultado. 

Como procedimento padrão, as equipes do programa de combate à dengue farão um trabalho de monitoramento nos locais onde residem os pacientes. As profissionais fazem uma varredura tanto na moradia dos infectados, como também nas proximidades.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), Concórdia possui 85focos do mosquito Aedes aegypti. São 14 em janeiro e 60 em fevereiro. Em março, até o momento, são 11 vetores.

Esta situação da doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti vem aumentando a preocupação da Secretaria de Saúde de Concórdia, que segue solicitando aos moradores empenho na ação de combate à dengue.

Em entrevista à Aliança FM, a secretária Leide Mara Bender voltou a pedir que a população destine dez minutos do dia na limpeza dos terrenos. Ela comenta ainda que, mesmo com todos os pedidos, muitas vezes se vê muita água acumulada, caracterizando descuidado por parte das pessoas.

Ela também reforça que a população deve fazer o exame da doença assim que apresentar qualquer sintoma característico. A ESF do bairro Guilherme Reich é uma unidade de retaguarda para atender estes casos. Ouça a entrevista logo acima.

Enquete
Clima
Tempo em Concórdia-SC
Nuvem
Umidade:
Vento:
Logo Whatsapp